Culturas: conheça o projeto Sarauzinho Literário

6 de setembro de 2017

O que é Cultura? Modos de viver e de estar em sociedade? A produção de representações por meio de expressões artísticas? Um conceito estático ou que tem certa flexibilidade? Em setembro, o Projeção Virtual tentará responder esta pergunta. Conversaremos com os responsáveis por diversos projetos e programas de extensão na UFV para conhecermos suas concepções sobre cultura e traçarmos um diagnóstico do que a extensão na Universidade Federal de Viçosa tem produzido em relação a este termo. Neste primeiro texto, conheça o projeto Sarauzinho Literário.

A leitura, além de ser uma forma de entretenimento e distração, também traz vantagens a quem a pratica. Ela favorece um aumento do vocabulário e do conhecimento sobre gramática e estimula o raciocínio, a criatividade e a imaginação. Contudo, ainda não é possível dizer que somos um país de leitores. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura 2016, realizada pelo Instituto Pró-Livro, somente 56% da população leu um ou mais livros nos três meses anteriores à pesquisa (o número também compreende a leitura de apenas partes de livros).

Mas como impulsionar a criação de novos leitores? O Sarauzinho Literário tenta estimular isto através de atividades lúdicas e do contato com o processo de produção do livro. Para Daniela Alves (DCS/UFV), diretora da Editora UFV e coordenadora do projeto, o estímulo à leitura precisa ser feito desde cedo: “recebemos no Sarauzinho estudantes do quarto e quinto anos do ensino fundamental de escolas de Viçosa, uma idade adequada para a formação do leitor. Mas pretendemos expandir esse público”.

Crianças de 9 e 10 anos chegam à Editora UFV, local onde acontecem as atividades, pela manhã. Primeiro, participam de uma prática com contação de histórias, uma leitura dramatizada de um trecho ou livro escolhido pelas próprias crianças e disponível da biblioteca da escola onde estudam: “As escolas participantes recebem um kit de livros infantis publicados pela Editora UFV e a leitura é escolhida previamente na escola”.

A partir disso, também surge uma atividade prática. As crianças são estimuladas a conversarem sobre o livro, a partir de questões que a história desperta, e participam de uma dinâmica criada a partir do tema do livro, como discussões e oficinas de recortes, desenhos e colagens. Desta maneira, o Sarauzinho Literário aproxima as crianças de uma função social que a literatura pode apresentar, a representação artística de questões e problemas atuais.

Depois da prática, as crianças visitam o Parque Gráfico da Editora UFV. Lá, podem conhecer as máquinas de impressão e saber mais sobre a confecção dos livros. Entender o processo de produção do objeto “livro”, com todos os setores e funcionários envolvidos, ajuda no reconhecimento do valor da literatura. Neste sentido, Daniela Alves ainda apresenta outro objetivo do Sarauzinho Literário: “O projeto também tenta incentivar o ofício do escritor como uma profissão possível, apresentando autores de Viçosa e região. Não sei dizer onde esse encantamento com a profissão ‘escritor’ se perde, mas ele parece existir maior na infância”.

Para Daniela Alves, a cultura está presente no Sarauzinho Literário em muitas perspectivas. A principal delas é a valorização de um patrimônio cultural que é a literatura: “Podemos enxergar a cultura de diferentes maneiras. São muitos os conceitos. Ela está presente na língua, nos hábitos, nas práticas… Tudo que a gente faz está permeado de cultura, como a arte. A produção artística é uma produção cultural. E a arte, a literatura é um patrimônio cultural, que precisa ser valorizado, ser respeitado, conservado. Este é um dos nossos objetivos”.

Para acompanhar e saber mais sobre o projeto, visite o site da Editora UFV ou ligue no ramal 3423.

Editora UFV recebe Estudantes da APOV no Sarauzinho Literário